Para que provide o Acido Folico?

acido folico
Inicio > Website > Para que provide o Acido Folico?
Comite Editorial IVI Salvador

O acido folico – que tambem e muito conhecido como Vitamina B9, ou folato, ou ainda metilfolato – e uma vitamina soluvel em agua. Como o organismo nao consegue armazenar essa vitamina por muito tempo, e preciso fazer a reposicao diaria. Ele provide para fabricar celulas sanguineas, curando ferimentos, ajudando a produzir musculos, entre outras coisas.

Pelas suas funcoes, o acido folico e basic para a formacao do DNA e RNA e garantir que as celulas se dupliquem normalmente. No inicio da gestacao ele e de elementary importancia para o desenvolvimento embrionario por ser um momento de alta replicacao celular.

A vitamina ajuda tambem a produzir substancias quimicas essenciais para o cerebro e o sistema nervoso. Como todas as vitaminas, o acido folico e necessario para o bom funcionamento do metabolismo. A sua falta, ou o seu excesso, podem desencadear problemas de saude.

O acido folico e seus beneficios durante a gestacao
Niveis adequados de acido folico por ocasiao da concepcao e durante os tres primeiros meses de gravidez reduzem bastante o risco de problemas congenitos graves. O consumo do acido folico e muito importante para voce e para o desenvolvimento do bebe durante a gestacao.

Mesmo em uma gravidez saudavel, normal ou atraves da reproducao assistida, a ingestao de acido folico e altamente recomendada por diminuir o risco de malformacao do sistema nervoso central do bebe. A suplementacao previne o aparecimento de problemas no tubo neural do feto, que se forma nos primeiros meses de gravidez e envolve a estrutura primitiva que da origem ao cerebro e a medula espinhal.

O acido folico e um dos elementos nutricionais mais importantes para o bebe
O acido folico e encarregado de reduzir o risco de deficiencias no cerebro e na coluna vertebral, chamados deficiencias do tubo neural. O tubo neural se converte no cerebro e na medula espinhal do bebe no primeiro mes de gestacao, sendo este periodo o de maior risco para a formacao de deficiencias.

Portanto, e recomendavel aumentar a ingestao do acido folico antes da concepcao. Alem disso, o acido folico e tambem responsavel por ajudar na formacao da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como por diminuir o risco de pre-eclampsia durante a gravidez.

Geralmente, e recomendada a dose de 600 mcg por dia para as gravidas, e a dose pode ser suspendida depois dos three primeiros meses de gravidez, ja que o acido folico tem efeito de ate um ano. Todas as recomendacoes, no entanto, devem ser atestadas pelo seu pre-natalista.

A OMS – Organizacao Mundial da Saude – tambem recomenda a suplementacao preventiva para preco acido folico as gestantes que iniciaram o pre-natal independentemente da idade gestacional, ate o terceiro mes pos-parto.

Onde encontramos o acido folico
Uma das fontes de acido folico mais abundantes sao todas as folhas verdes escuras, com destaque para espinafre, brocolis, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijoes, cogumelos, figado de galinha, ovo, levedura de cerveja e germen de trigo tambem possuem boas quantidades do nutriente.

Frutas como abacate, manga, laranja, tomate, melao, e banana tambem devem entrar no cardapio para aqueles que querem equilibrar os indices de acido folico no organismo.

Os alimentos ricos em folato sao bem variados e o seu cardapio nao se tornara monotono. Todos eles devem fazer parte da dieta diaria. E sempre bom lembrar que durante o cozimento e a preparacao dos alimentos, pode-se perder parte do acido folico presente.

Outra fonte da vitamina sao os suplementos, medicamentos e produtos fortificados. Os suplementos sao os mais indicados caso exista uma deficiencia de acido folico no organismo.

Riscos para o consumo em excesso
O folato e uma vitamina soluvel em agua e isso facilita a sua regulacao pelo corpo: qualquer excesso sera eliminado naturalmente atraves da urina. Assim a overdose nao ocorre com a alimentacao, mas pode ocorrer a partir de suplementos.

Ingerir uma dose excessiva de acido folico pode resultar em problemas digestivos, dor de estomago, nausea e reacoes cutaneas tipo urticaria. Tambem pode ocorrer a deficiencia de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas por dia e considerada perigosa.

Portanto, vale a pena ficar atento aos exageros e tomar cuidado com as dosagens, mesmo se tratando de vitaminas.

Outros beneficios para o organismo
Dentro do organismo humano, a vitamina B9 desempenha algumas funcoes especificas e atua sobretudo para reduzir o risco de Mal de Alzheimer. Alem disso, o acido folico previne doencas cardiacas e derrame.

Para que o sistema imunologico esteja fortalecido, uma serie de fatores sao necessarios, entre eles as vitaminas do complexo B, inclusive o folato. A vitamina reduz ainda possiveis perdas auditivas em idosos; trata a ma funcao dos rins; e colabora com o desenvolvimento saudavel dos embrioes.

Essa vitamina tambem regula a producao e o uso pelo organismo humano da homocisteina, uma substancia semelhante a um aminoacido que, em altos niveis, pode lesar o tecido que reveste os vasos sanguineos, tornando-os mais suscetiveis a formacao de placas aterosclerotica (estreitadas por conta do acumulo de gordura).

Alem disso, o acido folico gotas acido folico pode ajudar na prevencao de determinados canceres, inclusive os de pulmao, colo uterino, colon e reto. Administrando doses suficientes dessa vitamina, pode-se evitar tambem milhares de mortes decorrentes de doencas do coracao.

Continuando com a listagem dos beneficios, o acido folico tem papel importante na saude da pele, unhas e cabelos. A vitamina ajuda no crescimento e combate a acne e a dermatite, deixando a pele com um brilho saudavel e com a oleosidade controlada.

Alem de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato e essential para a funcao cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saude mental e emocional. Ele age como um cofator na producao de serotonina, um neurotransmissor que garante o bom humor.

E de extrema importancia o acompanhamento medico durante a gravidez para evitar complicacoes. Qualquer medicamento, substancia ou vitamina deve ser receitado e indicado pelo seu medico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *